Crianças de volta às aulas durante a pandemia
Volta às aulas: como lidar com essa difícil decisão

Pais em todo o país estão aflitos e lutando para decidir o que fazer com seus filhos em relação a volta às aulas. Mandá-los para a escola ou creche? Ficar em casa com eles por mais tempo, se isso for uma opção? As incertezas são muitas e sabemos que é uma decisão difícil. Com isso dito, encontre conforto – mais fácil dizer do que fazer, nós sabemos! – e saiba que não há respostas certas ou erradas.

Leia algumas dicas que preparamos para ajudar a tomar essa decisão, facilitar a transição e se preparar o máximo possível.

Qualquer decisão que você tomar por sua família, é a decisão certa para sua família. Se as coisas não saírem da maneira que você planejou, você mudará para um novo plano.

Ainda em dúvida sobre o que fazer? Emily Oster, Ph.D., professora de economia da Brown University nos EUA, criou uma estrutura para um sistema de avaliação de risco que pode ser usado para ajudá-lo a tomar essa decisão, especialmente quando há poucos dados disponíveis. A estrutura é baseada na redução do risco e, em seguida, na avaliação desse risco e benefícios para ajudá-lo a se sentir mais confiante sobre as decisões que decidir tomar.

Com toda a incerteza sobre o que o futuro trará em torno da pandemia, o recomendado é pensar no “Plano B” com antecedência, caso seu primeiro plano falhe ou mude.

Quanto às crianças, a professora Emily Oster incentiva os pais a ajudarem a normalizar para o “novo normal” tanto quanto possível.

“As crianças podem sentir nosso estresse, então enfatize o lado bom quando possível”, diz a professora. “Deixe que eles escolham suas próprias máscaras com seus personagens favoritos ou fale sobre como eles podem fingir que toda a classe são super-heróis com suas máscaras!”.

Com tanta coisa no ar e tantas decisões que precisam ser feitas, é provável que você se sinta oprimida e estressada. A professora Emily sugere desacelerar as coisas e organizar seus pensamentos e prioridades.

“Faça um balanço de outras áreas da sua vida nas quais você pode reduzir ativamente o estresse para que haja menos coisas consumindo sua bateria”, disse a professora. “Você pode tirar algumas pausas maiores no trabalho? Tentar melhorar seu sono, minimizando o tempo de uso do celular antes de dormir? Você pode assinar um serviço de delivery algumas noites por semana com refeições balanceadas para que sua família receba alimentos nutritivos e assim evitar o trabalho de ir para a cozinha preparar a janta? Eliminar um ou dois fatores de estresse de sua vida também lhe dará uma sensação de controle que pode ajudar a equilibrar os sentimentos de falta de controle e desamparo que podem surgir enquanto você trabalha no processo de volta às aulas dos seus filhos”.

Este é um território desconhecido e as coisas vão ficar difíceis. Mas, lembre-se de ser paciente e compassivo consigo mesmo! Estamos juntos nessa.

Se você gostou desse artigo sobre volta às aulas do seu filho, compartilhe. Caso também possua mais dúvidas relacionadas ao tema, deixe seu comentário que responderemos o quanto antes. Não deixe de acompanhar a Bebê Bem-Querer nas redes sociais. 💜

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *