Escovar os dentes do bebê sorrindo feliz
Escovar os dentes do bebê: como e quando começar

Sem dentes? Sem problemas. Embora nunca seja tarde demais para estabelecer bons hábitos de higiene bucal, há algumas coisas que você pode fazer antes mesmo que o primeiro dente do seu bebê apareça.

Saiba quais são os cuidados necessários que você, mamãe, precisa ter quando os dentinhos do seu bebê começarem a nascer. Nesta fase, podem surgir algumas mudanças de comportamento que vão necessitar de sua atenção.

Respondemos às principais dúvidas que as mamães que seguem a Bebê Bem-Querer costumam ter relacionadas a esse tema. Confira a seguir.

Quando vai nascer o primeiro dentinho do bebê?

Geralmente o primeiro dente do bebê começa a nascer por volta dos seis meses de vida. E não há uma forma direta para saber quando será a chegada desse momento, além, dos sintomas que surgem na criança nesse período.

O nascimento dos dentinhos do bebê apesar de, geralmente, acontecer por volta dos seis meses de vida, em alguns casos esse momento pode atrasar um pouco. Por isso é muito importante que você, mamãe, esteja sempre atenta a cada detalhe da saúde do seu bebê e o leve ao pediatra. A partir daí, caso seja necessário, ele lhe encaminhará para outros profissionais que cuidarão da saúde completa do seu bebê.

Quais são os principais sintomas do nascimento dos dentinhos do bebê?

Abaixo citamos alguns dos sinais indicativos de que a hora está chegando:

  1. Rejeição dos alimentos
  2. Problemas para dormir
  3. Febre baixa
  4. Perda de apetite
  5. Irritabilidade
  6. Erupção cutânea
  7. Baba em excesso
  8. Inchaço na gengiva
  9. Dor
  10. Morder

Quais são os cuidados necessários com o bebê quando os dentinhos começarem a nascer?

Nesta fase, que não é nada agradável, o seu bebê vai precisar de atenção redobrada pois, é um momento muito incômodo. Os sintomas do nascimento dos dentinhos do bebê vão desagradar tanto ao bebê quanto a mãe (ou papais).

Primeiro, é necessário ir ao pediatra para saber se será necessário utilizar algum medicamento (para dor e febre, por exemplo). O pediatra saberá passar as melhores orientações que devem ser seguidas.

Quando se deve começar a escovar os dentes do bebê? E qual é a melhor maneira de começar?

O mais cedo possível, mas nunca é tarde para estabelecer bons hábitos de higiene oral. Mesmo antes de seu filho ter dentes, existem algumas coisas que você pode fazer.

Para começar, você pode usar uma gaze úmida, uma escova de dedo ou uma escova de banana por no máximo 10 segundos para massagear e limpar as gengivas do seu bebê duas vezes ao dia. Isso ajuda a remover qualquer resíduo de leite açucarado. Assim que seu bebê tiver dentes, recomendo usar uma escova de cerdas macias de criança, escovando duas vezes ao dia para iniciar a rotina de escovação.

É importante estabelecer um dentista durante esse período porque aos 3 anos de idade, seu filho normalmente terá vinte dentes de leite. Se uma boa rotina de higiene oral não for estabelecida desde o início, podem ocorrer cáries e geralmente persistem no futuro.

Quando meu filho(a) deve ir pela primeira vez ao dentista?

A primeira consulta ao dentista de seu filho(a) deve ser aos 12 meses de idade ou dentro de 6 meses após a primeira erupção do dente. A primeira visita ao dentista é como uma visita ao pediatra. O objetivo é estabelecer um ambiente confortável com o dentista e receber muita educação sobre alimentação e bons hábitos de higiene bucal. Durante esta primeira visita, o seu dentista está essencialmente disponível para responder a todas as suas questões e deixá-lo confortável!

Durante esta primeira consulta, seu dentista irá avaliar a saúde geral dos dentes (se eles estiverem presentes) e discutir se o flúor é necessário. Às vezes, se a placa estiver presente, uma limpeza pode ser necessária, mas principalmente discutiremos tópicos que afetam o desenvolvimento dos dentes: cárie de mamadeira, hábitos de chupeta e polegar, dieta, dentição, escovação, fio dental e tudo relacionado à saúde bucal.

Incutir uma boa higiene dental e hábitos saudáveis ​​desde cedo pode fazer toda a diferença na saúde do seu filho. Nunca é muito cedo!

Você deve usar creme dental com flúor para bebês?

Recomenda-se o uso de pasta de dente com flúor em quantidade equivalente ao tamanho de um grão de arroz assim que os dentes do bebê começarem a aparecer (geralmente aos 6 meses de idade). Quando a criança aprende a cuspir aos 3 anos, é recomendável usar uma quantidade de pasta de dente com flúor equivalente ao tamanho de uma ervilha.

O que se deve fazer se o bebê se recusar a deixar escovar os dentes?

Não desanime com o choro! Uma das razões mais comuns que os pais não estão escovando é porque a criança está chorando. Estabeleça expectativas realistas e comece devagar. Mesmo se você começar com apenas 20 segundos, pode aumentar lentamente essa duração com o tempo. Quanto mais você fizer isso, mais irá dessensibilizar seu filho e desenvolver o hábito.

Qual é a melhor maneira de habituar meu filho a escovar os dentes?

Faça parte da rotina do seu filho! Criar estrutura e manter a mesma rotina é muito útil para seu filho. Por exemplo, se você estabelecer a escovação após o café da manhã, deverá fazê-la consistentemente após esse horário. Desta forma, o seu filho ficará ciente de que é hora de escovar os dentes. O mesmo vale para uma rotina noturna. Após a última alimentação, se sua rotina for comer, banho e depois escovar você deve mantê-la igual todas as noites. Conforme seu filho fica mais velho, por volta dos 18 meses, você também pode incorporar uma programação visual. Dessa forma, eles podem ver quando o tempo de escovação ocorre a cada dia.

Quando você deve começar a usar fio dental nos dentes do seu filho?

Você deve começar a passar fio dental nos dentes do seu filho assim que os dentes adjacentes se tocarem.

Se você gostou desse artigo sobre escovar os dentes do bebê, compartilhe. Caso também possua mais dúvidas relacionadas ao tema, deixe seu comentário que responderemos o quanto antes. Não deixe de acompanhar a Bebê Bem-Querer nas redes sociais. 💜

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *